3 Vestindo o seu Poder: Sucos Medicinais

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sucos Medicinais


O livro 100 Sucos Com Poderes Medicinais, do professor Lelington Lobo Franco é um estudo dos principais ativos das plantas medicinais, frutas, verduras e hortaliças. O professor dá inúmeras dicas de boas combinações através de sucos, chás e vitaminas para se aproveitar os benefícios destes alimentos, ajudando no combate a diversos males.
Seguem algumas receitas como sugestões. Antes, é importante frisar que os vegetais e as frutas possuem muitas vitaminas e minerais, porém, não são remédios.
As informações e procedimentos de doenças não pretendem substituir medicamentos ou consultas médicas.
Qualquer tentativa de diagnosticar ou tratar uma enfermidade deve estar sob orientação médica.

Colesterol

O colesterol torna-se um problema quando há excesso de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) no organismo. As lipoproteínas de alta densidade (HDL) são benéficas, pois tiram o excesso de colesterol do sangue. Ocorrerão problemas de saúde se houver desequilíbrio nos níveis de HDL.
Carnes e laticínios (leites) são os principais agressores, pois contém alto teor de colesterol (LDL). Gorduras hidrogenadas, sólidas, como banha, margarina, manteiga, óleos, azeite de dendê também devem ser evitados.

Coquetel para diminuir o colesterol
½ cenoura
½ maçã média
5g de gengibre
2 ramos de salsinha
1 copo de água
Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador.
Dose recomendada: duas vezes ao dia, entre as refeições.
2º suco
3 dentes de alho
Polpa de acerola (100ml)
½ de abacate
2 copos de água
Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador e tomar logo em seguida. Dose recomendada: duas vezes ao dia, após as refeições.

Principais propriedades terapêuticas

Alho: tem a propriedade de diminuir os níveis de colesterol. Podem-se usar três cápsulas de alho ao dia.
Acerola: a vitamina C também possui a capacidade de diminuir o colesterol.
Abacate: a gordura monoinsaturada do abacate emulsifica biologicamente as gorduras saturadas, presentes nas carnes e reveste-as de gotículas de lipoproteínas, tornando-as dispersas e solúveis, eliminando o LDL, que é o "mau" colesterol.

Depressão

Suco antidepressivo
20ml de suco de uva
20ml de suco de maçã
20ml de suco de maracujá
3 folhas de maracujá
5g de camomila (fazer chá)
2 folhas de limão (fazer chá)
1 copo de água
Modo de preparo: faça primeiro o chá por infusão das folhas de limão, maracujá e sumidades (flores) de camomila. Jogue dois copos de água fervente sobre elas. Abafe por 10 minutos. Misture no liquidificador os sucos restantes.
Dose recomendada: se você quiser ficar calmo como um passarinho, tome um copo desse suco de manhã, à tarde e à noite. Você verá que o seu sono vai ser mais tranquilo, e não vai nem dar tempo para você começar a contar os carneirinhos...

A gordura monoinsaturada do abacate e das castanhas é também indicada por causa do aumento da vivacidade que proporciona.

Principais elementos terapêuticos

Uva: o suco de uva possui elementos químicos como o PCO, estudado por iminentes cientistas, com propriedades antioxidantes, muito poderoso na luta contra os incontroláveis radicais livres. Tem a capacidade única de unir as fibras de colágeno para reverter os danos causados pelos anos por lesão e pelo ataque dos radicais livres. Os elementos químicos benéficos estão presentes no suco de uva e no vinho tinto, pelo fato de serem processados com as sementes.
Limão: o chá das folhas possui limoneno, excelente calmante para pessoas nervosas e com insônia.
Camomila: é analgésica e antidepressiva. Possui efeito calmante e é muito usada por pessoas que têm problemas nervosos.
Maçã: contém minerais como o fósforo, que combatem o cansaço físico e mental. Potássio, que ajuda nas contrações musculares e evita o derrame. Possui vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade do organismo, tornando-o mais resistente às doenças.
Maracujá: possui substâncias capazes de atuar como depressoras do sistema nervoso central, substâncias com ação semelhante aos neurolépticos; potentes tranquilizantes usados no tratamento de doenças mentais.

Suco para ter um sono tranquilo
2g de camomila
2g de hortelã-pimenta
2g de melissa
1 folha de alface
1 copo de água
Modo de preparo: lazer o chá por infusão das ervas, misturar e tomar logo em seguida.
Dose recomendada: 1 copo, antes de dormir.
Principais elementos terapêuticos
Cascas de limão: possuem hisperidina e limoneno, que são excelentes calmantes para pessoas nervosas e com insônia.
Gengibre: tem atividade antidepressiva.
Maracujá: tem alcalóides que ajudam a normalizar os desequilíbrios do sistema nervoso central.
Camomila: o chá tem efeito calmante para o tratamento de problemas nervosos. Acalma as dores de cabeça, em virtude do AAS, que é um poderoso analgésico.
Hortelã-pimenta: é usada para aqueles que têm insônia e é sedativa do sistema nervoso central.
Melissa ou erva-cidreira: é sedativa, possui substâncias que relaxam a tensão nervosa e a ansiedade, sendo um excelente calmante.

Digestão

Suco de abacaxi com hortelã
1 copo de água
2 rodelas de abacaxi
6 folhinhas de hortelã
Adoçar a gosto e servir com gelo
Modo de preparo: bater bem no liquidificador todos os ingredientes. Não há necessidade de coar.

Principais elementos terapêuticos

Abacaxi: altamente digestiva, combate a prisão-de-ventre e é anti-inflamatória.
Vitaminas: A, C e BI. Minerais: potássio, fósforo, selênio, ferro, magnésio, manganês.
Mamão ou papaia: ajuda na digestão (bromelina), atua na gastrite e diabetes. Vitaminas: A, C, BI e B2. Minerais: ferro, fósforo, cálcio.
Laranja: é uma fruta rica em vitamina C e fibras, principalmente se ingerida com o bagaço. Auxilia na digestão, na prevenção de doenças e no processo de emagrecimento.
Tangerina: a tangerina é uma fruta rica em vitaminas e minerais, auxilia no funcionamento dos intestinos por causa de suas fibras. Exerce ação fortalecedora do sistema imunológico e preventiva de câncer, além de ser levemente laxativa.
Banana: saúde para crianças, gestantes e atletas. Combate a diarreia infantil e a tensão pré-menstrual. Vitaminas: A, C, BI, B2, B5. Minerais: cálcio, potássio, magnésio, ferro. Calorias: 96 (100g).
Uva: contém um elemento incrível contra o infarto, herpes e proteção contra o câncer, que é o Resveratrol. Inibe a ação do mau colesterol, evitando o derrame cerebral e reduzindo a formação de placas de gordura.
Limão: em 100g da fruta, 100mg de vitamina C. Possui quatro vezes mais vitamina C do que a laranja

Fadiga
 
Banana com coco nutre e dá energia
2 bananas médias
2 copos de leite gelado
1 colher de sopa de coco ralado
Modo de preparo: bater no liquidificador por dois minutos.
Batida de banana (Energético)
1 banana
500ml de leite
1 colher de aveia
3 castanhas-do-pará.
Adoçar
Modo de preparo: colocar tudo no liquidificador, bater por um minuto. Servir no desjejum. É um ótimo energético.

Principais elementos terapêuticos

Guaraná: evita o estresse, a fadiga intelectual, é estimulante cardíaco, sexual e do sistema nervoso central. Minerais: contém saponina e cafeína.
Castanha-do-pará: excelente contra o estresse, pode ser usada para mingaus e pudins. É energética e muito rica em proteína! Vitaminas: complexo H, C e A. Minerais: fósforo, cálcio e ferro. Calorias: é altamente calórica, chegando a 698 calorias.
Açaí: afrodisíaco e altamente energético. Vitaminas: A, BI, B2 e C. Minerais: cálcio, fósforo, ferro. Calorias: 247, só a polpa do açaí.
Banana: saúde para crianças, gestantes e atletas. Combate a diarreia infantil e a tensão pré-menstrual. Vitaminas: A, C, BI, B2 e B5. Minerais: cálcio, potássio, magnésio, ferro. Calorias: 96 (100g).
Aveia: a aveia é um alimento extremamente benéfico para o sistema nervoso, por causa de suas vitaminas do complexo B. Também beneficia a pele e o funcionamento intestinal, combatendo a prisão de ventre. É bastante energética

Fonte: 100 Sucos com poderes medicinais, Lelington Lobo Franco