3 Vestindo o seu Poder: Livro O Poder do Silêncio

quarta-feira, 19 de março de 2014

Livro O Poder do Silêncio

Eckhart Tolle nos mostra em seu livro O Poder do Silencio, a importância de silenciar os pensamentos e reencontrar dentro de nós mesmos no momento presente, nossa verdadeira calma. Tendo por “silencio” não apenas a ausência de barulho, mas nossa essência, a consciência de que podemos ser felizes em todo instante praticando o poder de estarmos no Aqui e Agora. Seu outro livro muito conhecido é “O Poder do Agora” já analisado aqui pelo blog nos dois posts a seguir " O Poder do Agora" e "O Poder do Agora parte 2".

Seguem trechos do livro, O Poder do Silencio.
                                                 


A calma é nossa natureza essencial. O que é a calma? É o espaço interior ou a consciência onde as palavras desta página são assimiladas e se transformam em pensamentos. Sem essa consciência, não haveria percepção, não haveria pensamentos nem mundo.

Você é essa consciência em forma de pessoa.

**********
Quando você perde contato com sua calma interior, perde contato com você mesmo. Quando perde esse contato, fica perdido no mundo.
Sua mais intima noção de si mesmo, de quem você é, não pode ser separado da calma. Ela é EU Sou, mais profundo do que seu nome e sua forma externa.

**********

Qualquer barulho perturbador pode ser tão útil quanto o silencio. De que forma? Ablindo a sua resitencia interior ao barulho, deixando-o ser como é. Essa aceitação leva você ao reino da paz interior que é a calma.
Sempre que aceitar profundamente o momento como ele é — qualquer que seja a sua forma —, você experimenta a calma e fica em paz

  **********

A sabedoria não é um produto do pensamento. A sabedoria é um profundo conhecimento que vem do simples ato de dar total atenção a alguém ou a alguma coisa. A atenção é a inteligência primordial, a própria consciência. Ela dissolve as barreiras criadas pelo pensamento, levando-nos a reconhecer que nada existe em si e por si. A inteligência une  a pessoa que percebe o objeto percebido, num campo unificado de percepção. É a atenção que cura a separação.

Existe uma energia vital que você pode sentir em todo o seu Ser, em cada célula do seu corpo, independentemente dos seus pensamentos. Nesse estado de consciência, se você precisar usar a mente para algum fim pratico, ela estará presente. E a mente funciona muito bem quando a inteligência maior que é você se expressa através dela.

**********

Quando cada pensamento absorve toda  a sua atenção, isso mostra que você se identifica com a voz que está dentro da sua cabeça. O pensamento se confunde então com o sentido do “eu”. Esse é o “eu” criado pela mente, o que chamamos de “ego”. Esse ego construído pela mente se sente totalmente incompleto e precário. Por isso o medo e o desejo são as emoções e forças dominantes e motivadoras desse ego.

Quando você se dá conta de que existe uma voz na sua cabeça que pretende ser você e não para de falar, percebe que, de forma inconsciente, você vem se identificando com a corrente de pensamento. Quando percebe a existência dessa voz, você compreende que não é essa voz, mas a pessoa que a percebe.

Ao perceber que está “vivendo para o momento seguinte”, você descobre que começou a abandonar o padrão da mente autocentrada. Torna-se então possível escolher concentrar toda a sua atenção no momento presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário