3 Vestindo o seu Poder: Tai Chi Chuan

sábado, 28 de setembro de 2013

Tai Chi Chuan




Confesso: toda vez que vejo uma pratica de Tai Chi Chuan, eu babo. Vontade de aprender o método não me falta, assim como também não faltam as desculpas que adiam e adiam esse momento. Já experimentei algumas aulas há alguns anos atrás, mas acho que aquele não era o tempo certo, talvez por isso não deu.
O Tai Chi Chuan é uma arte marcial para defesa e também meditação em movimento para promover saúde, longevidade e conscientização cósmica, originada na China com bases na filosofia taoista e alquimia chinesa, por volta do ano 1200.
Envolve movimentos lentos, suaves e silenciosos que facilitam a livre circulação da energia através do corpo, promovendo o desbloqueio dos meridianos e dos canais de energia que possam estar deficientes, mantendo assim, a saúde e curando doenças ocasionais e crônicas.
Na milenar filosofia chinesa os princípios do yin e yang os cinco elementos, o Ba Gua (oito trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) regem os princípios básicos dos movimentos  físicos e energéticos do Tai Chi Chuan. Assim como a observação dos ciclos da natureza, dos animais e na interação dos elementos naturais. Esses princípios orientam a vencer o movimento através da quietude; vencer a dureza através da suavidade e vencer o rápido através do lento.
O Tai chi Chuan usa a gravidade para enraizar a parte de baixo e a graça para é feito de forma suave, com relaxamento e sem pressa e de forma lenta quando se movimenta a energia yin e de forma rápida quando se movimenta a energia yang
De acordo com estudos recentes realizados, de todas as artes terapêuticas, físicas e mentais, o Tai Chi Chuan é o mais suave e o mais fácil de ser aprendido. Seu poder de rejuvenescimento tanto físico como mental, tem sido comprovado, pois abaixa a pressão sanguínea, irriga as juntas, estimula a circulação, constrói os músculos e mobiliza o sistema imunológico. Ainda melhora a saúde cardiovascular e a forma das pessoas, além de aliviar os estados. A prática contínua e com frequência promove relaxamento, melhora o sono, a memória e o raciocínio, deixa a pele saudável e bonita

Os cinco maiores benefícios do método:
1 Desperta a energia e equilibra a pressão sanguínea: as técnicas respiratórias reduzem o estresse, diminuem a frequência cardíaca e aumentam o nível energético.
2Aumenta a capacidade de concentração: executando as formas dos movimentos, o praticante exercita a memória e aumentando a capacidade de executar as tarefas diárias com maior facilidade.
3Alonga os músculos e deixa as juntas flexíveis: os movimentos vagarosos e circulares diminuem a tensão e aumentam a resistência muscular e a flexibilidade das articulações.
4Melhora o equilíbrio e reduz o risco de quedas e acidentes: a pessoa aprende a girar o seu corpo vagarosamente e andar numa postura mais estreita, melhorando o equilíbrio e diminuindo consideravelmente as chances de cair ou se machucar.
5Melhora a circulação: a respiração profunda e os movimentos amplos revigoram os músculos e aumentam o fluxo sanguíneo. Isso permite que o oxigênio fresco circule com nutrientes através dos membros, alimentando as extremidades do corpo com mais energia.