3 Vestindo o seu Poder: abril 2013

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Viver no presente


O ontem não passa de um sonho, o amanhã nada mais é do que uma visão. Mas o hoje bem vivido faz de todo o ontem um sonho de felicidade e de todo o amanhã uma visão de esperança. Portanto, olhe bem para este dia.
(Provérbio sânscrito)

Livro O Poder do Agora

Para refletirmos sobre a importância de nos desapegarmos das nossas mentes e pensamentos , assim como das emoções geradas pelo passado e pela antecipação do futuro,  e aprendermos a ficar no momento presente, seguem  trechos do livro O Poder do Agora, de Eckhart Tolle.


Identificar-se com a mente faz com que estejamos sempre pensando em alguma coisa. Ser incapaz de parar de pensar é uma aflição terrível, mas ninguém percebe porque quase todos nós sofremos disso e, então, consideramos uma coisa normal.
Se nos identificamos com a mente, criamos uma tela opaca de conceitos, rótulos, imagens, palavras, julgamentos e definições que bloqueia todas as relações verdadeiras. E essa tela de pensamentos cria uma ilusão de separação, uma ilusão de que existe você e um “outro” totalmente à parte

Então, é porque a mente está usando você. Estamos tão identificados com ela que nem percebemos que somos seus escravos. É quase como se algo nos dominasse sem termos consciência disso e passássemos a viver como se fôssemos a entidade dominadora. A liberdade começa quando percebemos que não somos a entidade dominadora, o pensador. Saber disso nos permite observar a entidade. No momento em que começamos a observar o pensador, ativamos um nível mais alto de consciência.

Comece a prestar atenção ao que a voz dentro da sua cabeça diz, principalmente a padrões repetitivos de pensamento, aquelas velhas trilhas sonoras que você escuta dentro da sua cabeça há anos. É isso que quer dizer “observar o pensador”. Quando você ouve o pensamento, sente uma presença consciente, que é o seu eu interior mais profundo, por trás ou por baixo do pensamento. O pensamento, então, perde o poder que exerce sobre você e se afasta rapidamente, porque a mente não está mais recebendo a energia gerada pela sua identificação com ela. Quando um pensamento se afasta, percebemos uma interrupção no fluxo mental, um espaço de “mente vazia”. No início, esses espaços são curtos, talvez apenas alguns segundos, mas, aos poucos, se tornam mais longos. Quando esses espaços acontecem, sentimos uma certa serenidade e paz interior.

Em vez de “observar o pensador”, podemos também criar um espaço no fluxo da mente, direcionando o foco da nossa atenção para o Agora. Torne-se consciente do momento. Essa é a essência da meditação.

Na vida diária é possível pôr isso em prática dando total atenção a qualquer atividade rotineira. Por exemplo, todas as vezes que você subir ou descer as escadas em casa ou no trabalho, preste muita atenção a cada passo, a cada movimento, até mesmo à sua respiração. Esteja totalmente presente. Ou, quando lavar as mãos, preste atenção a todas as sensações provocadas por essa atividade, como o som e o contato da água, o movimento das suas mãos, o cheiro do sabonete, e assim por diante. Tome consciência de um silencioso, mas poderoso, sentido de presença.

A mente, no sentido em que emprego o termo, não é apenas pensamento. Ela inclui nossas emoções, assim como todos os padrões de reações mentais e emocionais inconscientes. A emoção nasce no lugar onde a mente e o corpo se encontram. É a reação do corpo à nossa mente ou, podemos dizer um reflexo da mente no corpo. Quanto mais identificados estivermos com nosso pensamento, com as coisas que nos agradam ou não, com nossos julgamentos e interpretações, ou seja, quanto menos presentes estivermos como consciência observadora, mais forte será a carga de energia emocional, tenhamos ou não consciência disso. Se reconhecermos que a raiz da inconsciência vem de uma identificação com a mente, o que naturalmente inclui as emoções, estaremos dando um passo para nos livrar da mente. Ficamos presentes.

Quando estamos presentes, podemos permitir que a mente seja como é, sem nos deixar enredar por ela. A mente em si é uma ferramenta maravilhosa. O mau funcionamento acontece quando buscamos o nosso eu interior dentro dela e a confundimos com quem somos. É nesse momento que a mente torna-se egóica e domina toda a nossa vida. Estar identificado com a mente é estar preso ao tempo. É a compulsão para vivermos quase exclusivamente através da memória ou da antecipação. Isso cria uma preocupação infinita com o passado e o futuro, e uma relutância em respeitar o momento presente e permitir que ele aconteça.

Nada jamais aconteceu no passado, aconteceu no Agora.

Nada jamais irá acontecer no futuro, acontecerá no Agora.
Toda a essência do zen consiste em caminhar sobre o fio da navalha do Agora, em estar tão absolutamente presente que nenhum problema, nenhum sofrimento, nada que não seja quem somos em essência, possa permanecer em nós. No Agora, na ausência do tempo, todos os nossos problemas se dissolvem. O sofrimento precisa do tempo e não consegue sobreviver no Agora.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sucos Medicinais


O livro 100 Sucos Com Poderes Medicinais, do professor Lelington Lobo Franco é um estudo dos principais ativos das plantas medicinais, frutas, verduras e hortaliças. O professor dá inúmeras dicas de boas combinações através de sucos, chás e vitaminas para se aproveitar os benefícios destes alimentos, ajudando no combate a diversos males.
Seguem algumas receitas como sugestões. Antes, é importante frisar que os vegetais e as frutas possuem muitas vitaminas e minerais, porém, não são remédios.
As informações e procedimentos de doenças não pretendem substituir medicamentos ou consultas médicas.
Qualquer tentativa de diagnosticar ou tratar uma enfermidade deve estar sob orientação médica.

Colesterol

O colesterol torna-se um problema quando há excesso de lipoproteínas de baixa densidade (LDL) no organismo. As lipoproteínas de alta densidade (HDL) são benéficas, pois tiram o excesso de colesterol do sangue. Ocorrerão problemas de saúde se houver desequilíbrio nos níveis de HDL.
Carnes e laticínios (leites) são os principais agressores, pois contém alto teor de colesterol (LDL). Gorduras hidrogenadas, sólidas, como banha, margarina, manteiga, óleos, azeite de dendê também devem ser evitados.

Coquetel para diminuir o colesterol
½ cenoura
½ maçã média
5g de gengibre
2 ramos de salsinha
1 copo de água
Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador.
Dose recomendada: duas vezes ao dia, entre as refeições.
2º suco
3 dentes de alho
Polpa de acerola (100ml)
½ de abacate
2 copos de água
Modo de preparo: bater os ingredientes no liquidificador e tomar logo em seguida. Dose recomendada: duas vezes ao dia, após as refeições.

Principais propriedades terapêuticas

Alho: tem a propriedade de diminuir os níveis de colesterol. Podem-se usar três cápsulas de alho ao dia.
Acerola: a vitamina C também possui a capacidade de diminuir o colesterol.
Abacate: a gordura monoinsaturada do abacate emulsifica biologicamente as gorduras saturadas, presentes nas carnes e reveste-as de gotículas de lipoproteínas, tornando-as dispersas e solúveis, eliminando o LDL, que é o "mau" colesterol.

Depressão

Suco antidepressivo
20ml de suco de uva
20ml de suco de maçã
20ml de suco de maracujá
3 folhas de maracujá
5g de camomila (fazer chá)
2 folhas de limão (fazer chá)
1 copo de água
Modo de preparo: faça primeiro o chá por infusão das folhas de limão, maracujá e sumidades (flores) de camomila. Jogue dois copos de água fervente sobre elas. Abafe por 10 minutos. Misture no liquidificador os sucos restantes.
Dose recomendada: se você quiser ficar calmo como um passarinho, tome um copo desse suco de manhã, à tarde e à noite. Você verá que o seu sono vai ser mais tranquilo, e não vai nem dar tempo para você começar a contar os carneirinhos...

A gordura monoinsaturada do abacate e das castanhas é também indicada por causa do aumento da vivacidade que proporciona.

Principais elementos terapêuticos

Uva: o suco de uva possui elementos químicos como o PCO, estudado por iminentes cientistas, com propriedades antioxidantes, muito poderoso na luta contra os incontroláveis radicais livres. Tem a capacidade única de unir as fibras de colágeno para reverter os danos causados pelos anos por lesão e pelo ataque dos radicais livres. Os elementos químicos benéficos estão presentes no suco de uva e no vinho tinto, pelo fato de serem processados com as sementes.
Limão: o chá das folhas possui limoneno, excelente calmante para pessoas nervosas e com insônia.
Camomila: é analgésica e antidepressiva. Possui efeito calmante e é muito usada por pessoas que têm problemas nervosos.
Maçã: contém minerais como o fósforo, que combatem o cansaço físico e mental. Potássio, que ajuda nas contrações musculares e evita o derrame. Possui vitamina C, que ajuda a aumentar a imunidade do organismo, tornando-o mais resistente às doenças.
Maracujá: possui substâncias capazes de atuar como depressoras do sistema nervoso central, substâncias com ação semelhante aos neurolépticos; potentes tranquilizantes usados no tratamento de doenças mentais.

Suco para ter um sono tranquilo
2g de camomila
2g de hortelã-pimenta
2g de melissa
1 folha de alface
1 copo de água
Modo de preparo: lazer o chá por infusão das ervas, misturar e tomar logo em seguida.
Dose recomendada: 1 copo, antes de dormir.
Principais elementos terapêuticos
Cascas de limão: possuem hisperidina e limoneno, que são excelentes calmantes para pessoas nervosas e com insônia.
Gengibre: tem atividade antidepressiva.
Maracujá: tem alcalóides que ajudam a normalizar os desequilíbrios do sistema nervoso central.
Camomila: o chá tem efeito calmante para o tratamento de problemas nervosos. Acalma as dores de cabeça, em virtude do AAS, que é um poderoso analgésico.
Hortelã-pimenta: é usada para aqueles que têm insônia e é sedativa do sistema nervoso central.
Melissa ou erva-cidreira: é sedativa, possui substâncias que relaxam a tensão nervosa e a ansiedade, sendo um excelente calmante.

Digestão

Suco de abacaxi com hortelã
1 copo de água
2 rodelas de abacaxi
6 folhinhas de hortelã
Adoçar a gosto e servir com gelo
Modo de preparo: bater bem no liquidificador todos os ingredientes. Não há necessidade de coar.

Principais elementos terapêuticos

Abacaxi: altamente digestiva, combate a prisão-de-ventre e é anti-inflamatória.
Vitaminas: A, C e BI. Minerais: potássio, fósforo, selênio, ferro, magnésio, manganês.
Mamão ou papaia: ajuda na digestão (bromelina), atua na gastrite e diabetes. Vitaminas: A, C, BI e B2. Minerais: ferro, fósforo, cálcio.
Laranja: é uma fruta rica em vitamina C e fibras, principalmente se ingerida com o bagaço. Auxilia na digestão, na prevenção de doenças e no processo de emagrecimento.
Tangerina: a tangerina é uma fruta rica em vitaminas e minerais, auxilia no funcionamento dos intestinos por causa de suas fibras. Exerce ação fortalecedora do sistema imunológico e preventiva de câncer, além de ser levemente laxativa.
Banana: saúde para crianças, gestantes e atletas. Combate a diarreia infantil e a tensão pré-menstrual. Vitaminas: A, C, BI, B2, B5. Minerais: cálcio, potássio, magnésio, ferro. Calorias: 96 (100g).
Uva: contém um elemento incrível contra o infarto, herpes e proteção contra o câncer, que é o Resveratrol. Inibe a ação do mau colesterol, evitando o derrame cerebral e reduzindo a formação de placas de gordura.
Limão: em 100g da fruta, 100mg de vitamina C. Possui quatro vezes mais vitamina C do que a laranja

Fadiga
 
Banana com coco nutre e dá energia
2 bananas médias
2 copos de leite gelado
1 colher de sopa de coco ralado
Modo de preparo: bater no liquidificador por dois minutos.
Batida de banana (Energético)
1 banana
500ml de leite
1 colher de aveia
3 castanhas-do-pará.
Adoçar
Modo de preparo: colocar tudo no liquidificador, bater por um minuto. Servir no desjejum. É um ótimo energético.

Principais elementos terapêuticos

Guaraná: evita o estresse, a fadiga intelectual, é estimulante cardíaco, sexual e do sistema nervoso central. Minerais: contém saponina e cafeína.
Castanha-do-pará: excelente contra o estresse, pode ser usada para mingaus e pudins. É energética e muito rica em proteína! Vitaminas: complexo H, C e A. Minerais: fósforo, cálcio e ferro. Calorias: é altamente calórica, chegando a 698 calorias.
Açaí: afrodisíaco e altamente energético. Vitaminas: A, BI, B2 e C. Minerais: cálcio, fósforo, ferro. Calorias: 247, só a polpa do açaí.
Banana: saúde para crianças, gestantes e atletas. Combate a diarreia infantil e a tensão pré-menstrual. Vitaminas: A, C, BI, B2 e B5. Minerais: cálcio, potássio, magnésio, ferro. Calorias: 96 (100g).
Aveia: a aveia é um alimento extremamente benéfico para o sistema nervoso, por causa de suas vitaminas do complexo B. Também beneficia a pele e o funcionamento intestinal, combatendo a prisão de ventre. É bastante energética

Fonte: 100 Sucos com poderes medicinais, Lelington Lobo Franco

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Contos Zen: Oração

Esta é uma historia famosa a respeito de Moisés. Ele estava passando por uma floresta quando viu um homem orando. O homem estava dizendo coisas tão absurdas que Moisés teve que parar. O que o homem estava dizendo era profano, era sacrilégio. Ele dizia: “Deus, há momentos em que você deve estar se sentindo muito só. Eu posso ir e estar sempre com você, como se fosse sua sombra. Por que sofrer com a solidão quando eu estou aqui? Eu não sou um imprestável — posso lhe dar um bom banho e tirar todos os piolhos de seu cabelo e de seu corpo...”
Piolhos? Moisés não acreditava no que estava ouvindo: o que esse homem estava dizendo? “E irei cozinhar para você, todos gostam do que cozinho. Farei sua cama e lavarei suas roupas. Quando você ficar doente, irei cuidar de você, serei sua mãe, sua mulher, seu servo, seu escravo... Posso ser qualquer coisa, basta que você me dê um sinal para que eu possa ir...”.
Moisés interrompeu-o e perguntou-lhe o que estava fazendo, com quem estava falando: “Piolhos no cabelo de Deus? Ele precisa tomar banho? Pare de falar besteiras! Isso não é uma oração. Deus irá se ofender com suas palavras!”
Olhando para Moisés, o homem se jogou a seus pés e disse: “Perdoe-me, sou um analfabeto, um ignorante. Não sei rezar, por favor me ensine!”
Então Moisés ensinou-lhe a forma correta de rezar e ficou muito feliz por ter colocado este homem no bom caminho. Feliz, com seu ego satisfeito, Moisés se foi.
E, quando ele estava sozinho na floresta, uma voz de trovão vindo dos céus, disse: ”Moisés, eu o trouxe ao mundo para levar as pessoas a mim, para criar uma ponte entre mim e elas, e não para afastar de mim aqueles que me amam. E foi exatamente isso que você fez. Aquele homem era um dos mais próximos a mim. Volte lá e peça desculpas. Diga-lhe que esqueça a reza que você ensinou. Você destruiu toda a beleza do diálogo dele. Ele é sincero, é amoroso. Seu amor é verdadeiro. Seja o que for que ele diga, as palavras vêm do fundo de seu coração, não são apenas parte de um ritual. O que você deu a ele, contudo, é apenas um ritual. Ele irá repetir as palavras, mas falará apenas com os lábios e não do fundo do seu ser.”

Louise Hay


“Não sou curandeira. Não curo ninguém. Vejo-me a mim própria como um passo no caminho da autodescoberta. Crio um espaço onde as pessoas podem aprender a sua incrível beleza, ensinando-as a amarem-se a si próprias. É apenas isso o que faço. Sou alguém que ajuda outras pessoas. Ajudo as pessoas a remover os bloqueios, as barreiras dos seus caminhos, para que, sejam quais forem as circunstancias em que se encontrem, possam a amar a si próprias” Assim que se autodefine Louise Hay, escritora e palestrante motivacional, uma das fundadoras do conceito “ auto ajuda” , em seu livro “ O poder dentro de você.”
Na década de 70 em Nova York Louise L. Hay começou a acompanhar encontros na Igreja da Ciência Religiosa vindo a iniciar treinamento para tornar-se ministra. Logo seu trabalho de aconselhamentos na igreja tornou-se popular levando Louise após alguns anos a elaborar um “livrinho azul” onde ela detalhava as causas mentais e emocionas das doenças físicas. Cada doença era trabalhada com as afirmações e padrões positivos relacionados e necessários para promover o bem-estar. Este livro singelo veio a ser editado e tornou-se o Best Seller “Cure seu corpo”.
Em 1984 foi publicado seu novo livro “Você pode curar sua vida” tornando-se um sucesso que levou ao mundo o nome de Louise e até virou um filme.
A própria Louise foi diagnosticada com câncer e desenvolveu um intenso tratamento baseado na aquisição de hábitos mais saudáveis acompanhados de um profundo programa de reprogramação mental e emocional através das sugestões positivas, até ser em poucos meses totalmente curada.
Louise iniciou um grupo de apoio a homens diagnosticados com o vírus da AIDS em 1985, quando a doença alastrou-se, o Hayride. Na época os diagnosticados eram os homossexuais e o preconceito era muito grande, pois não se sabia ao certo o que era a doença, quais suas formas reais de contagio, mas de uma coisa tinha-se a convicção: ela era fatal. Esse movimento cresceu vertiginosamente e em pouco tempo as reuniões em sua sala de estar que inicialmente era com seis homens, passaram para centenas de pessoas desesperadas que lotavam ginásios em busca de apoio e consolo.
Sua metodologia passou a ser levada para diversas pessoas através de Workshops e Sessões de Life Coach, ministradas por facilitadores formados e autorizados a passarem para frente este método, os Hay Teachers, e credenciados no Heal Your Life International.

Alguns pontos da filosofia de Louise Hay
(extraídos do livro Você pode Curar sua vida)

Somos todos 100 por cento responsáveis por nossas experiências.

Cada pensamento que temos está criando nosso futuro.

O ponto do poder está sempre no momento presente.

Todos sofrem de culpa e ódio voltados contra si próprios.

A frase-chave de todos é: "Não sou bastante bom".

É apenas um pensamento e um pensamento pode ser modificado.

Ressentimento, crítica e culpa são os padrões mais prejudiciais.

A liberação do ressentimento pode remover até o câncer.

Quando realmente amamos a nós mesmos, tudo na vida funciona.

Devemos nos libertar do passado e perdoar a todos.

Devemos estar dispostos a começar a aprender a nos amar.

A auto-aprovação e a auto-aceitação no agora são a chave para mudanças positivas.

Cada uma das chamadas "doenças" em nosso corpo são criadas por nós.

O Universo nos apoia totalmente em cada pensamento que escolhemos ter e acreditar

Se um pensamento ou crença não lhe é mais útil, livre-se dele!

Não existe nenhuma lei que diga que só Porque você um dia acreditou em alguma coisa é obrigado a acreditar nela para sempre.

Tentar eliminar o sintoma sem trabalhar na dissolução da causa é inútil.

AMAR A SI MESMO. Essa é a "varinha mágica" que dissolve problemas.

Olhe-se novamente no espelho e diga: “Amo e aprovo a mim mesmo exatamente como sou".

Não se preocupe com "como" vai conseguir, as oportunidades surgirão no seu caminho. Confie na inteligência interior, sabendo que ela o orientará.

Para mim, a verdadeira prosperidade começa com o se sentir bem consigo mesmo.

*******

Meditação diária



Hoje é outro dia precioso sobre a Terra. Vamos vive-lo com alegria
Estamos seguros e tudo está bem em nosso mundo.

 

sábado, 20 de abril de 2013

Para começar o dia...


Este é um novo dia e um novo começo. Sinto o aconchego e a paz, e sei que existe um Poder Universal que toma conta de mim. Eu escolho me sentir bem.
Boas vibrações para um sábado feliz!!!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

O maior dos milagres

Um homem foi até Lin Chi e disse: “Meu mestre é um grande médium. O que você tem a dizer sobre seu mestre? O que ele pode fazer que milagres faz? “
Lin Chi respondeu: “Que tipo de milagres seu mestre tem feito?”
O discípulo disse: “No outro dia ele me disse para atravessar um rio e ficar na outra margem segurando um pedaço de papel na mão. O rio era muito largo, quase dois quilômetros. Ele estava do outro lado do rio e começou a escrever com uma pena, e sua escrita apareceu em meu papel. Eu mesmo presenciei isso, sou testemunha! O que seu mestre é capaz de fazer?”
Lin Chi disse: “Quando ele está com fome, come, e quando tem sono, dorme”.
O outro falou: “Do que você está falando? Chama isso de milagres? Todos fazem essas coisas!”
Lin Chi respondeu: “Engano seu: ninguém faz isso. Quando você dorme, faz mil e uma coisas. Ao comer, pensa em mil e uma coisas. Mas, quando meu mestre dorme, ele apenas dorme: não fica se mexendo, não se vira, sequer sonha. Apenas o sono acontece naquele momento, nada mais. E quando sente fome, ele come. Ele está sempre exatamente no lugar onde está”.

Comunhão


                                                                                                            


Boa tarde sexta-feira !!!!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

CHAKRAS


A palavra "Chakra" vem do Sânscrito e significa "roda de luz". Os Chakras são centros de energia localizados em partes especificas do nosso corpo, que vibram em frequência alta, e por isso são invisíveis aos olhos físicos. São círculos de energia que giram em torno de si mesmos, representam os diferentes aspectos da natureza sutil do ser humano e cada um é associado a uma parte e função especifica do corpo. Os sete principais Chakras ficam localizados ao longo da coluna vertebral do corpo humano,alimentam sete glândulas importantes do organismo e, segundo a Tradição Hindu, seguem as cores do arco-íris.
Eles são portais de recepção e transmissão de energias e formas de frequências vibracionais, é preciso que estejam alinhados energeticamente para que a energia flua harmoniosamente por todo o corpo. gerando bem-estar. disposição, saúde a todos os níveis quer físico, mental emocional e espiritual. O equilíbrio das emoções, da respiração, da alimentação e o controle dos pensamentos geram esse alinhamento.
O corpo etérico é um invólucro de energia que fica próximo do corpo físico. Ele é denso, mas mais sutil que o físico. O corpo etérico recebe a energia do corpo astral. que é ainda mais sutil, e dos chakras, que atuam sobre esses três corpos, alimentando-os de substancias vitais. A transmissão da energia dos chakras para nossas glândulas é feita pelo eletromagnetismo.

Bloqueios

Os bloqueios energéticos gerados por emoções negativas se fixam primeiramente nos chakras fazendo com que as energias não fluam tirando-nos do estado de harmonia. Os chakras bloqueados não podem irradiar energia de forma correta forçando-se a uma atividade exagerada para manutenção das energias e comprometem nossa saúde, podemos nos sentir sem vitalidade, ter desequilíbrios emocionais, distúrbios psíquicos ou a outros níveis. Como eles estão interligados, se um chakra estiver bloqueado isso irá afetar todo o sistema energético.
Para sabermos qual chakra está bloqueado podemos utilizar a análise da Radiestesia, com o auxilio de um Auramiter ou através de uma analise pessoal, onde é levantado os sintomas e problemas por qual se esta passando no momento, seja ele emocional ou físico.

Os Sete Principais Chakras

7º Chakra- Coronário- SAHASRARA
Mil pétalas
Responsável pela consciência espiritual, a transcendência, o poder infinito
Local: Topo da cabeça
Glândula : pineal ou epífese
Cor: violeta
Disfunção deste chakra causa: alienação, distúrbios mentais . Se estiver muito fechado, a pessoa terá fortes sentimentos de insegurança e desorientação psíquica. Leva ao desconhecimento e incompreensão da espiritualidade, tendo uma visão completamente materialista da existência.

6º Chakra -Frontal - AJNA                                                      
Perceber, conhecer, comandar
Responsável pelo conhecimento espiritual, intuição, imaginação e sabedoria
Local: entre as sobrancelhas
Glândula: pituitária ou hipófise
Cor: azul-índigo
Disfunção deste chakra causa: arrogância, medo, perda da fé e sedução, delírios, egoísmo, obsessão, teimosia e apego a crenças impostas pela sociedade.Órgãos afetados: problemas de ouvido, de olhos, surdez, tontura, enxaqueca, cansaço e confusão mental.

5º Chakra - Laríngeo - VISHUDDHA                                             
Purificação
Responsável pela comunicação, criatividade, iniciativa, independência
Local: garganta
Glândula: tireóide e paratireóide
Cor: azul-claro
Disfunção deste chakra causa: fracasso, apatia, medo, desespero, limitação, submissão,auto reprovação, insegurança.
Órgãos afetados: garganta, amígdalas, problemas nas cordas vocais, esófago, resfriados, dores musculares,
dores de cabeça, na nuca, bruxismo, herpes, medo de fracasso na vida social.

4º Chakra -  Cardíaco - ANAHATA
Inatacável
Responsável pelo amor incondicional, pela uniao, sistema imunológico    
Local: na base d externo, entre os mamilos
Glândula: timo
Cor: verde e rosa
Disfunção deste chakra causa: desilusão, transição,panico, depressão.
Órgãos afetados: coração, sistema circulatório, brônquios, sistema respiratório, parte superior das costas, sangue, pressão alta, colesterol alto. Provoca síndrome do panico, incapacidade de amar.

3º Chakra - Plexo Solar ¹- MANIPURA 
Jóia brilhante ou magnifica
Responsável pela nossa personalidade, nossa vitalidade, pela ação e vontade: paz e harmonia, auto estima
Local: altura do estomâgo
Glândula: pâncreas
Cor: amarelo
Disfunção deste chakra causa: ansiedade, preocupação, indecisão, preconceito, desconfiança, mentira.
Órgãos afetados: baço, estomago, figado, vesícula,intestino delgado, parte inferior das costas, sentimentos de inferioridade, insegurança,. insonia.

2º Chakra - Esplênico ² - SVADHISHTHANA 
casa, doce casa
Responsável pela reprodução, sexualidade
Local: três dedos abaixo do umbigo
Glândula: gônadas- testículos e ovários
Cor: laranja
Disfunçaõ deste chakra causa: controle, rejeição, solidão, ressentimento, vingança, inveja, ciúmes, depressão.
Órgãos afetados: sistema reprodutor, bexiga, quadris, pernas, pés, nervo ciático, cãimbras, cólicas, desequilibrios hormonais.

1º Chakra -  Básico - MULADHARA
raiz, fundamento, alicerce
Responsável pela sobrevivencia, pela existência terrena, de ligação com o mundo material.
Local: cóccix
Glândula: suprarrenal
Cor: vermelha
Disfunção deste chakra causa: Raiva, impaciência, apego, materialismo, vergonha, culpa, vícios, violência.
Órgãos afetados: Rins, causando insuficiencia renal, ossos, coluna vertebral, dentes, intestino grosso, prostrata, excesso de peso, pressão baixa, anemia, problemas de circulação, tensão nervosa.

1 e 2- Há divergências nos nomes dados e nos locais exatos onde se encontram o terceiro e segundo chakra. Optei por manter os nomes e locais mais mencionados.